Sunday, May 13, 2007

O que é velho também é POP

Eu sinceramente me sinto um ermitão no mundo moderno. É, sinto que tenho andado meio ausente nos últimos anos. Muita coisa acontece e cada vez mais rápido. É difícil acompanhar as mudanças. Das poucas vezes que liguei a televisão fiquei sabendo de uma banda formada por idosos no Reino Unido. The Zimmers é formada por 40 integrantes, onde todos tem mais de 70 anos. Na hora compreendi. Eu, jovem de apenas 19 anos, escuto musica dos anos 50, o melhor é que os que já escutavam venham tocar este estilo nos dias atuais. Para mim parecia lógico.

Bom, o tempo passa, e um dia no mundo das notícias é uma eternidade. Portanto fiquei sabendo que não é só na Europa que existem artistas idosos. Mas eles também fazem turnês, e de musica pop. Vejam, sinto-me humilhado por não saber disso, logo eu, que sempre me mantinha informado. Claro, confesso que o trabalho tem me tirado de circulação por algum tempo, mas nem assim entendo como não estive antenado neste “novo” movimento da terceira idade.

Percebi minha posição obsoleta quando vi, pela televisão, a chegada de mais um desses artistas pop da melhor idade. Foi nessa hora que percebi o quanto as pessoas estão vivendo mais, e pelo visto, há inclusive um esforço do governo federal brasileiro para agilizar o processo de integração de toda esta população idosa. Isso porque que o presidente Lula foi recepcionar este artista no aeroporto. Abraçou, sorriu, não só para o cantor, que descia as escadas do avião acompanhado de um grupo de dança todo uniformizado, mas para todos aqueles bailarinos do século passado.

O destaque vai para o figurino. Roupas brilhosas, longas, com direito a cordões e anéis dourados. Nota-se a influência de Freddie Mercury no som da banda, devido ao cajado que serve como microfone. Além é claro de um enorme gorro, ou chapéu, ou sei lá como se chama aquilo que ele usa na cabeça.

Fiquei surpreendido com a quantidade de gente que foi aos shows que ele fez no país durante esta semana. Lotou o Morumbi, e as pessoas foram até marte para vê-lo. Era como uma torcida organizada, inclusive no meio da multidão haviam pessoas com os uniformes parecidos com o da banda, além de instrumentos musicais e barracas. Era como woodstock, Rock in Rio nos anos 80 ou Live Aid. Multidões pulavam e chamavam o artista, e, quando ele aparecia na janela do hotel milhares de gritos ecoavam pelas ruas. Foi tomada até precaução, com vidro blindado e tudo na janela.

Quando a multidão não agüentava mais de ansiedade, um carro blindado, de vidro, passava por entre a massa. Era como uma vitrine. Tudo era objeto de fotos, gritos e lágrimas dos alucinados que tentavam transpor a linha da segurança. Fiquei comovido. Não acreditava como aquilo poderia estar acontecendo. Imaginei que o inocente velhinho fosse como Michael Jackson, mas pela cara ficaria melhor em algum artista destes góticos.

Pensei comigo: Bom, se esse cara é bom, eu tenho que ir a um show. Fui atrás, e melhor, entrada franca. Beleza! Vou lá curtir este som.

Chegando vi filas e mais filas. Fiquei apertado tal como dedo no nariz, mas quietinho que nem guri em missa. Andei quilômetros pra ter a visão do telão. Quando cheguei o cara ainda não estava no palco. Apenas algumas pessoas. Mas em seguida começaram os gritos Bentoooo Benditoooo .... Bentoooo Benditoooo.. Ta aí, esse era o nome da banda, Bento Bendito. Até que soa bem!

Entusiasmado fui cantando com o coro, até que das cortinas surge ele, iluminado, com o cajado e sorrindo. A multidão vai ao delírio, tira fotos, chora, berra, faz de tudo. Após um discurso ele resolveu cantar, com um monte de back-vocal. A música era muito chata, ficava só numa nota e falando Padris eris dominis santiiiiiiiis. AaAaAménnn. Desolado voltei para casa e fui dormir. Pensando, realmente esses artistas pop são quase como Deus na terra, venerados, aclamados e respeitados. Mas a música, não passa da mesma mercadoria que gira no mercado negro da industria fonográfica mundial. Uma porcaria!


Ainda por cima discolei a capa do disco dos caras, pelo menos a foto é interessante.


2 comments:

Diego Moretto said...

HAUAHUAHUAHAU, ri muito aqui. Bento Bendito??? Tu é loco. Mas dividirei este comentário em duas partes:

Bom, os The Zimmers não são uma boa banda. Apesar de tbm gostar muito de alguns artistas da década de 50 (pow Lewis, d+...), este grupo que viveu esta época, não traz nada de talentoso. Acho que o baque de terem mais de 70 anos todos os 40 membros foi o que os levou a serem conhecidos. Bom, falo isto baseado nos videos que vi no YouTube e na matéria do Fantástico.

Agora em relação aos Bento Bendito, (hauhauhuahuuah), bom apsar do Brasil ser o país mais católico do mundo, achei um exagero de tudo. Bom, não sou ateu, mas tbm nunca fui praticante, por isso a vinda do cara não trouxe nada de diferente pra mim. Não concordo com o tamanho do gasto que foi direcionado a estes 3 dias e nem há algumas reclamações do Bentão. Mas isso discutirei no meu blog, hehehehe. Bom, espero que aquele milhão de pessoas tenham ido msm para receber a benção do Tio Chico, ooops, do Papa (é q são muito parecidos, foi mal, confunde...). Bom, é isso. Acho que os católicos se sentiram realizados com esta vinda. Deus abençoe a todos nós....Amém!

L.S. Reis said...

Bento Bendito e os celestiais =P
Eu sou católica, costumo cantar na igreja, rs... Mas também achei tudo um grande excesso, sou contra qualquer tipo de idolatria exagerada. O cara é um ser humano, e não Deus! As pessoas confundem e esquecem a quem deveriam estar louvando.
Sem contar toda a grana envolvida nessa brincadeira. Ai ai...