Thursday, March 08, 2007

Os Prazeres da Inércia











Há textos que podem mudar a vida de uma pessoa. É serio! A pouco estava viajando entre outros blogs e descobri, agora sim, uma verdade inconveniente! Sou preguiçoso. Bom disso eu já sabia, mas agora foi diferente...eu tive aquela certeza.

Sabe quando a gente chega no banheiro, abre o jornal, da uma forçada, e quando aquela água fria toca nos glúteos se tem certeza que há algo errado, então olha pro lado e vê, ou melhor, não vê o rolo de papel.
Foi mais ou menos assim, tive a certeza da cagada que estava por vir.

O texto falava de como o escritor briga com a tela branca. E fica ali, sentado aguardando a inspiração. Claro, disso eu sabia, já havia entrevistado alguns jornalistas e escritores, e a resposta unânime era sempre de que a inspiração é resultado do trabalho. Essa resposta era tão dita, que por fim me dei conta de que era burrice perguntar da onde vinha a inspiração.

Resolvi fazer isso, trabalhar e deixar os dedos fluírem. Dessa forma até que fica interessante, pois sou melhor na fala do que na escrita. Até de escrever eu tenho preguiça!

Nas manhãs de inverno então, nossa, ponho o nariz pra fora e vejo quanto a vida é cruel. O bom mesmo era dormir e comer. Claro, não viveríamos muito, mas também, nesse caso ate que morrer era uma boa idéia, apagava, não teria chefe, professor, pai ou mãe que nos fizesse mover. Mas aí é que está o problema. Viver é cansativo, e não nos deixam em paz. Até na hora de morrer vem um tiozinho de branco, com um estetoscópio pendurado no pescoço. E daí quanto tu acha que enfim vai descansar, lá vem ele com choque, bisturi, injeção, tapa na cara, respiração boca a boca, qualquer coisa pra te fazer acordar.

Daí tu acorda! E tem que ficar semanas lá, naquela cama. Até que não seria má idéia, se não fosse o fato de tudo doer, e nem assim tu consegue dormir. A parte boa é a da morfina. Ô delícia. Dá aquele barato, tu da uma relaxada, e depois volta a doer tudo de novo. Mas que porcaria! Mas tem parte melhor, os familiares apóiam, dizem que tu tem que descansar. Mas também passa uma semana e a reclamação é outra, agora o negócio é trabalhar.

Como o ser humano é burro. Trabalha, trabalha e trabalha pra um dia poder descansar. Mas nunca chega esse dia. Por isso eu já vou descansando desde agora. Pra ter certeza de que chegará. Falando em trabalho, já sei de uma coisa, precisava de alguém que trabalhasse por mim, sei lá, tem tanto dinheiro no mundo, qualquer coisa que pague uma cama e uns pãezinhos ta valendo. Eu adoro pães.

O lance é a lei do mínimo esforço. E também pra que se esforçar, mais cedo ou mais tarde alguém inventa alguma coisa pra gente fazer. E sempre isso nos leva a fadiga. Bom, vou dar um gole mais nesse suco de maracujá e ir pra cama. Desculpem a falta de conteúdo do texto, mas vamos ser sinceros, escrever ocupa muito a cabeça, e não to nem um pouco afim de usar a minha. Também convenhamos, tu deve ter o que fazer pra ler isso né. Haja saco!

1 comment:

Diego Moretto said...

HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUHAUAHUAHUAHUAHUAH (Só faço rir de um texto destes). Fernando, não desmerecendo seus artigos jornalísticos, pois estes são verdadeiramente bons, mas sei lá, acho que vc encontrou um caminho legal nestes tipos de artigos. Caramba! Quanta desenvoltura velho. Começou com uma descrachada linguagem (acredite, é um elogio) e foi se desenvolvendo uma trama envolvente, que nos faz entrar de cabeça num cotidiano paracido conosco (pelo menos comigo....rsrsrsrrss). Muito bom msm cara, parabéns!