Monday, March 12, 2007

Outra do Analista de Bagé


Estava eu, distraidamente mexendo em meus livros, quando encontro uma edição de 1982, do livro de Luis Fernando Veríssimo, “Outras do Analista de Bagé”. Eu nem lembrava mais desta obra, que eu já tenho a algum tempo, e que é resultado de horas de garimpo nos sebos da vida. Pois bem, a abro na página sete e leio. Penso: Ah, que saudade destes textos engraçados, inteligentes e leve do Veríssimo!

Pois bem, não me resisti e, para que todos leiam, transcrevi uma das historias para por no blog. Em breve postarei outras igualmente agradáveis. Pesso desculpa pela foto que não está plasticamente bela, mas é bom para visualizar a capa do Livro. Espero que gostem!


Outras do analista de Bagé

O analista de Bagé se declara “freudiano de colá decalco” e “mais ortodoxo que Caximir Buquê”, mas isto não o impede de experimentar com novas formas de terapia. Como no caso da mulher do compadre Salustiano.

Contam que um dia o compadre Salustiano entrou no consultório, segundo o analista de Bagé, como mata-mosquito em convento. Causando alvoroço. Eles há tempo não se viam.

- Guasca velho!

- Cachorrão!

- Índio bem loco!

- Seu bosta!

- Animal!

- Desgraçado!

E atiraram um nos braços do outro, com tanta força que a Lindaura veio ver se não tinha móvel quebrado. Depois o analista de Bagé mandou o amigo se deitar no divã e desmbucahar, que era de desgraça. O Salustiano reagiu.

- Epa. Ta me estranhando, compadre? O problema é com a Rosa Flor.

- O que tem?

- A Rosa Flor quer ir pro Rio.

- Ir embora do Rio Grande? Mas enloqueceu?

- Pos é. Diz que não agüenta mais vê campo. Quer ver o mar.

- Mas ela não sabe que mar é igual a campo, com a desvantagem q afunda?

- Sabe, mas não adianta. Aquela, quando decide ir pra um lugar, é como cachorro de cego. Só matando.

- Escuta aqui, tchê. Tu sabe que mulher que vai pro Rio, já desce na rodoviária mal falada.

- E não sei?

- Me manda ela aqui.

Estava eu, distraidamente mexendo em meus livros, quando encontro uma edição de 1982, do livro de Luis Fernando Veríssimo, “Outras do Analista de Bagé”. Eu nem lembrava mais desta obra, que eu já tenho a algum tempo, e que é resultado de horas de garimpo nos sebos da vida. Pois bem, a abro na página sete e leio. Penso: Ah, que saudade destes textos engraçados, inteligentes e leve do Veríssimo!

Pois bem, não me resisti e, para que todos leiam, transcrevi uma das historias para por no blog. Em breve postarei outras igualmente agradáveis. Espero que gostem!

A Rosa Flor, a princípio, não quis dizer nada. Ia para o Rio e pronto. O analista de Bagé abriu um volume do Freud para a consulta. Era ali que guardava, numa folha de caderno de armazém, escritas a toco, as máximas do velho Adão, seu pai. Encontrou um precedente: “Pra amarrar cavalo no campo e mulher em casa, só carece de um pau firme”. Deitada no pelego a Rosa Flor confirmou com a cabeça quando a analista perguntou, sutilmente, se o compadre não passava mais a lingüiça na farinheira. Era verdade.

O analista botou uma mão na cabeça. Aquilo era a pior coisa que pode acontecer com um gaúcho, fora cair do cavalo ou a filha casa com nordestino. Com a outra mão, começou a desabotoar a braguilha. Fazia qualquer coisa por um amigo.

Ficou combinado que a Rosa Flor teria sessões duas vezes por semana e desistiria daquela historia de ir pro Rio. O compadre Salaustiano podia ficar descansado. A honra da Rosa Flor estava salva.

2 comments:

Diego Moretto said...

Estupendo! Fenomenal! Assim como todos os textos que li do Veríssimo..
Bom fernando, vc havia me dito que era engraçado pacas, principalmente visto aos olhos gaúchos...Mas é mais engraçado ainda, visto aos olhos de nós, sudestanos, sendo a fama que vcs levam por aqui..hehehheehe.(zuação).
Bom, espero que o Objeções sempre traga textos do Veríssimo, pelo alto teor de qualidade e por ser delicioso de ler. Bom, é isso.
OBS: Brother, ve se tu acha aí um texto que o Veríssimo fez sobre "palavrões"...é ilário. Eu o li há muito tempo e nem me lembro mais o nome, mas ve se tu encontra por aí. abs!! (ótima escolha...)

Fernando Teixeira said...

Bom, o texto sobre os palavroes eu vou procurar, mas nao me lembro de ter lido
mas com certeza eu vo postar outros textos do verissimo
daqui a pouco ja vai ter outro
heheh
abs